top of page

Qual a importância da prevenção de pulgas e carrapatos?

As pulgas e carrapatos são parasitas externos que provocam irritação local, coceira, alergia, anemia, perda de peso e nos casos das pulgas até verminose.
Por essas razões é muito importante adotar um programa de prevenção contra os parasitas externos seguindo a orientação do seu veterinário.

Como ter um cão saudável e feliz?

Ofereça um alimento de alta qualidade para o seu cão .

E leve-o freqüentemente ao médico veterinário. Não se esqueça de dedicar tempo para passeios e brincadeiras e, sobretudo, carinho e amor.

Como eu posso iniciar a educação do meu cão?

A maioria dos adestradores iniciam o treinamento dos cães a partir dos 6 meses de idade, no entanto, a educação de seu cão já se inicia nos primeiros dias de vida com a regularidade no horário de alimentação e resposta ao chamamento pelo nome do cão.
Os cães naturalmente convivem em grupos e obedecem a uma hierarquia, por isto, nos primeiros dias você deve se impor para que ele o respeite pela vida toda. Não bata em seu animal, principalmente quando ele for novo, pois ele ainda não será capaz de entender o certo e o errado.
É muito importante que sua postura e tom de voz sejam firmes.
Quando ele fizer suas necessidades em lugar inapropriado, dê-lhe uma bronca e leve-o ao lugar certo.
E quando ele acertar não se esqueça de elogiá-lo e agradá-lo.
Habitue seu cachorro à coleira e guia, acostumando-o a andar calmamente a seu lado.
Seja persistente e não permita que maus hábitos se desenvolvam.
Por exemplo, pular nas pessoas pode ser muito engraçadinho para um filhote, mas para um adulto isto pode ser extremamente desagradável.

Já posso levar meu cão para passear comigo?

Exercícios físicos são importantes tanto para o cão quanto para o dono e sua intensidade irá variar em função da raça, idade e estado geral do animal. Evite exercícios intensos para cães em crescimento, pois pode haver comprometimento dos ossos e articulações. Não leve seu animal para rua antes dele ter recebido todas as vacinas.

Se o meu cão não estiver doente eu preciso levá-lo ao médico veterinário?

 

É importante levar o filhote ao veterinário para que seja feito um exame clínico completo e que você receba as devidas orientações quanto à saúde e aos cuidados do seu filhote. Você mesmo pode observar algumas características gerais de um cão saudável, como:

  • Pelagem: Deve ser macia, brilhante e forte, sem quedas de pêlos localizadas. Os cães trocam de pêlos naturalmente 2 a 3 vezes por ano. Nas regiões cujo clima não é muito bem definido, estas trocas são prolongadas e podem durar o ano todo. A intensidade desta queda de pêlo varia em função da raça e nutrição de seu cão. Alimentos com níveis adequados de proteína, equilíbrio entre ácidos graxos ômegas 3 e 6, vitaminas e minerais podem diminuir esta perda de pêlos.

  • Olhos: Devem ser limpos, abertos e atentos, sem excesso de lágrimas, descamação ou sensibilidade à luz.

  • Focinho: Deve ser sempre úmido e fresco. Espirros, tosse e corrimento nasal são sinais de uma possível infecção respiratória.

  • Dentes: Observe os dentes do filhote. Os dentes de leite (32 dentes) aparecem com 2 a 8 semanas de idade e são trocados pelos permanentes (42 dentes) entre 4 a 7 meses de idade. O processo de troca encerra-se aproximadamente com 8 meses de vida. O crescimento dos novos dentes irritam a gengiva e incomodam o filhote, por isto, nesta fase, ele morde tudo que encontra pela frente. Para diminuir este problema, dê brinquedos para ele, mas cuidado porque alguns são inadequados e podem ser engolidos ou feri-lo. O cão dificilmente tem cárie, entretanto pode apresentar tártaro, que é caracterizado pela formação de uma placa bacteriana de coloração amarelada e de odor desagradável, que pode levar a queda dos dentes e problemas cardíacos e renais.

  • Sistema digestivo: Os principais indicativos de problemas são: vômito, diarréia, constipação (dificuldade para defecar), e sangue nas fezes. São inúmeras as causas que podem levar a estes problemas, portanto ao aparecimento destes sintomas leve-o ao veterinário.

Eu posso medicar meu cão por conta própria?

Nunca dê qualquer medicamento ao seu animal sem antes consultar um médico veterinário, pois ele é o único profissional capaz de indicar com precisão o melhor medicamento para ele, inclusive a dose ideal. Alguns medicamentos de uso humano podem causar sérios problemas ao seu animal, inclusive a morte.

Quando vacinar?

Inicialmente é importante saber se o seu cão bebeu o colostro (leite produzido no começo da lactação) de sua mãe e se ela tinha sido vacinada.
O colostro é muito rico em gordura, proteínas e carboidratos, além de anticorpos maternos que protegerão o filhote nas primeiras 8 semanas de vida. Deve-se ressaltar que algumas raças são mais sensíveis, como Dobermann e Rottweiler, devendo ter um esquema de vacinação específico.
Nestes casos também pode ser administrada a 1ª dose aos 45 dias de vida e as subseqüentes em intervalos de 30 dias entre as aplicações.
É muito importante que seu filhote receba todas as doses, pois elas o protegerão contra várias doenças ao longo de sua vida. Evite levar seu animal para rua antes dele receber todas as doses. De qualquer maneira, consulte seu veterinário para estabelecer o melhor programa de vacinação para seu cão.

Quando dar o vermífugo?

O esquema ideal de vermifugação inicia-se 2 semanas após o nascimento dos filhotes e deve ser repetido com 4, 8 e 12 semanas de idade e aos 4, 5 e 6 meses.
Nas primeiras vermifugações, quando o filhote ainda se encontra junto à mãe, deve-se vermifugar a mãe para evitar reinfestações. Os cães adultos devem ser vermifugados pelo menos 2 vezes ao ano ou conforme orientação do seu veterinário.

 2009 CANIL COLISEU ®

HORÁRIO DE
ATENDIMENTO.

SEGUNDA-SEXTA

08:00-21:00

SÁBADO

08:00-22:00

DOMINGO

08:00-18:00

 

  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Facebook Social Icon
CONTATO:

Canil Coliseu Curitiba-PR

Atendimento imediato !
Contato:

41-99519-1009
41-99736-4422

 

Enviamos Para Todo Brasil

bottom of page